Na noite de ontem (3), 89 crianças participaram da formatura do projeto Bombeiros do Futuro. Em sua 12ª edição, o projeto tem como objetivo principal contribuir na formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e responsáveis. A solenidade ocorreu no Centro de Eventos Ari José Riedi e contou com a presença de autoridades e familiares dos bombeiros mirins.

O projeto Bombeiros do Futuro, desenvolvido em parceria entre a 10ª CIBM e a Administração Municipal, é voltado a crianças de oito a 12 anos, preferencialmente alunos de escola pública e inscritos no cadastro único do Governo Federal. Ele visa proporcionar às crianças e adolescentes ações de prevenção, buscando o desenvolvimento físico, organização psicossocial e potencialidades humanas.

Por meio do projeto, a Administração Municipal e os Bombeiros, visam orientar as crianças e adolescentes nos serviços de prevenção, extinção de incêndios, controle de pânico, busca e salvamento, além da proteção do meio ambiente e socorros de urgência. Também são promovidas atividades cívicas para o exercício da ordem e civilidade; motivação da criança e dos adolescentes a freqüentar a sala de aula, além de incentivar aos participantes o sendo de responsabilidade para com a família, escola e comunidade.

Entre as palestras ministradas durante o curso, a ONG Cirinho Sorrindo trouxe o tema “Prevenção e sintomas do câncer infanto-juvenil”, que visou alertar as crianças e suas famílias para o diagnóstico precoce da doença.

O Bombeiros do Futuro é realizado por meio de parcerias com a Polícia Militar, Polícia Judiciário Civil, COMSEP, Conselho Tutelar, ACES, CDL, empresários locais, entre outras entidades.