Você tem livros, CD’s, DVD’s em casa em bom estado e não sabe o que fazer? Pois saiba que há um local especial esperando por eles: trata-se da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Mas para doar é necessário seguir alguns critérios. O primeiro deles é observar o estado de conservação da obra, é preciso que o material esteja em bom estado para ser utilizado por outra pessoa.

Além disso, os livros mais valiosos para a biblioteca são de literatura; informativos – com menos de cinco anos de publicação; primeiras edições de livros de literatura e exemplares autografados por autores; revistas semanais -do ano corrente; revistas com menos de cinco anos de publicação; brinquedos; jogos e eletrônicos como CD’s, DVD’s e BluRay, mas estes precisam passar por uma avaliação prévia. Também são previamente analisados revistas e jornais históricos antes do recebimento.

De acordo com a coordenadora de Fomento à Leitura, Leda Ferraz, não são do interesse da Biblioteca Municipal, materiais didáticos ou em má estado de conservação. Leda destaca ainda que todo o material recebido passa a compor o material da Biblioteca Municipal, além dos programas de democratização da leitura como o “Cabana da Leitura” e “Biblioteca Itinerante”, que incentivam a leitura na sede do município e nos distritos. “Também são repassados a projetos de leitura da sociedade civil”, ressalta.

Quem deseja realizar doações pode levar o material diretamente na Biblioteca, na Avenida Natalino João Brescansin, nº 1220, na Praça da Juventude, no horário das 7 horas às 11 horas no turno matutino ou das 13 horas às 22 horas. Quem tiver dúvidas também pode entrar em contato pelo número 3544-5648 ou ainda pelo email bpmsmonteirolobato@gmail.com.