Cerca de 5 mil famílias de Sorriso cadastradas no Programa Bolsa Família devem realizar, nas unidades de saúde dos bairros, o acompanhamento de pesagem, vacinação e pré-natal, conforme exigido pelo Governo Federal. Essas ações fazem parte das condicionalidades do programa, que integram as áreas de educação, saúde e assistência social.
O cumprimento dessas exigências é fundamental para que o município continue recebendo os repasses federais destinados às políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade. Além disso, garante que as famílias permaneçam com o benefício ativo e tenham acesso a outros programas sociais.
Nas unidades de saúde, os beneficiários devem realizar a pesagem periódica de crianças, mulheres, manter a vacinação em dia e, no caso das gestantes, participar do acompanhamento pré-natal.
O coordenador do Cadastro Único de Sorriso, Marcos Paulo, reforça a importância de manter os dados atualizados: “A atualização do Cadastro Único e o cumprimento das condicionalidades são essenciais para garantir a permanência das famílias no Bolsa Família. Além disso, o acompanhamento intersetorial fortalece o cuidado com a saúde e a educação das famílias.”
Para realizar a atualização e o acompanhamento pré-natal, as famílias devem procurar a unidade de saúde do seu bairro.