A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Sistema Positivo de Ensino, promove, na quinta-feira (27), uma formação para todos os coordenadores escolares e os professores-formadores do Centro Municipal de Formação (Cemfor). Das 7h às 11 horas, no Auditório Farroupilha, o coordenador Sistema Positivo para Sorriso, José Pedro Lino, discorrerá sobre três temas.

Na primeira etapa, será feita a análise do resultado da avaliação de matemática e português feita com todos os alunos do 3.º ao 9.º ano no fim do primeiro bimestre. A coordenadora de Ensino Fundamental I da Semec, Luciana de Souza Guerra, explica que a ferramenta permite que a Semec possa identificar dificuldades e já traçar estratégias para superá-las.

Na sequência, Pedro apresentará aos mais de 60 profissionais presentes à formação os recursos disponíveis no Positivo On, portal que conta com ferramentas disponíveis para os professores trabalharem, de forma digitalmente interativa, com os alunos.

A manhã dedicada à aquisição de novos aprendizados será encerrada com a apreciação do material de apoio que o Sistema Positivo prepara para garantir um reforço para os alunos do 5.º ano, que são avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Reforço Escolar

No período da tarde, o formador do Sistema Positivo continua falando sobre reforço, mas desta vez com os cerca de 40 professores que atuam especificamente nesta área. No Cemfor, das 13h às 15 horas, Pedro apresentará aos professores o Programa Letrix. O material é composto por dois livros, focados justamente na superação de dificuldades ligadas ao aprendizado da leitura e da escrita. Cada um dos livros é composto por seis desafios, com textos variados, jogos, brincadeiras e exercícios.