Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Atualização. É esse o objetivo de uma capacitação dedicada exclusivamente aos atendentes de farmácia do Município. A coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Priscilla Diel Bobrzyk, explica que foram abordados itens como prática de farmácia; interpretação de receitas; orientações de posologia e formas de abordagem ao paciente.
“Nossos atendentes de farmácia estão na ponta, no atendimento direto ao nosso cidadão, então é essencial que rotineiramente a equipe passe por essas formações”, explica.
E para garantir que a população não sofresse danos no atendimento, os atendentes que atuam nas Farmácias Cidadãs, Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava e na Central de Abastecimento Farmacêutico foram divididos em dois grupos: o primeiro passou pela atualização ontem, dia 15; e o segundo grupo realizou a capacitação nesta manhã, 16. O curso foi elaborado e ministrado pela empresa Facilita, que conta com uma equipe especialista em assessoria de gestão pública em saúde.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).