Na manhã desta segunda-feira (27), autoridades se reuniram na Prefeitura de Sorriso, para discutirem a implantação de uma sede administrativa do IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso, em Sorriso, ou seja, um polo regional da instituição, se desvinculando da sede atual, em Cuiabá, podendo assim, gerir os próprios recursos e possibilitando a abertura de novos campus na região médio-norte e norte do estado, abrangendo cerca de 5 mil alunos, dos 51 municípios que pertencem à região.

Além do prefeito Ari Lafin, participaram da reunião, o vice-prefeito Gerson Bicego, os vereadores Wanderley Paulo, Celso Kozak, Rodrigo Machado, Zé da Pantanal e Iago Mella, secretários municipais Hilton Polesello, de Governo; Lúcia Drechsler, de Educação e Cultura; Procurador Geral, Daniel de Melo; e o diretor geral do IFMT, campus Sorriso, Claudir Von Dentz.

A intenção será oficializada por meio de um documento assinado pelos poderes constituídos e sociedade civil organizada, que será entregue ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que estará na próxima quarta-feira (29), em Sinop.

Sendo aprovado, o município doará uma área para que a unidade seja construída no Parque Tecnológico, como afirma o prefeito Ari Lafin. “Vamos fazer o possível para que esse projeto se torne realidade, queremos que Sorriso seja referência em educação tecnológica, por isso, estamos disponibilizando um espaço junto ao Parque Tecnológico para que o Governo Federal possa fazer os investimentos”, destacou Lafin.

A ideia em criar uma reitoria do IFMT no município de Sorriso surgiu após um encontro de representantes do município com parlamentares da bancada federal de Mato Grosso, como ressalta o vereador Wanderley Paulo.

“Após essa conversa com senadores e deputados federais, trouxemos a ideia ao prefeito Ari, que não tem medido esforços para tornar esse projeto em realidade, dando todas as condições para que o Ministério da Educação possa aprovar a criação da reitoria regional do IFMT em Sorriso”, disse o vereador.

Conforme destacado em reunião, após oficializar o pedido junto ao Ministério da Educação, a prefeitura deverá aguardar uma resposta do Governo Federal, em sendo positiva, os investimentos deverão ser de aproximadamente R$ 300 milhões.