Para os 14,8 mil alunos que estudam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), o recesso escolar será do dia 15 até o dia 28 de julho. O descanso ajuda os alunos a renovar as energias para começar o segundo semestre letivo com muita vontade de estudar. O período de folga também é utilizado para que as escolas possam fazer reparos, reformas, dedetização, enfim, executar os serviços necessários para garantir o seu pleno funcionamento, sem ter que atrapalhar a rotina dos estudantes em sala de aula.

Neste recesso, duas escolas receberão um novo piso: a Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt e a Escola Municipal do Distrito de Caravágio. “Há muito tempo o piso de cerâmica da Escola Ivete vem recebendo manutenções, no entanto, pelo desgaste, há a necessidade de se colocar um novo piso, no modelo granelite”, comenta a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler, acrescentando que na escola do Distrito, todo o piso granelite será revitalizado.

Como a Escola de Caravágio só tem aulas no período da manhã, se houver necessidade, a reforma poderá ser concluída no período da tarde. No entanto, caso a equipe não consiga concluir a colocação do novo piso na Escola Ivete neste intervalo das férias, será necessário prolongar o recesso escolar.

“Estamos empenhados para que o serviço seja feito no período das férias, mas, se houver necessidade de estender o recesso, os pais serão avisados e as aulas serão repostas, garantindo que o calendário escolar seja cumprido integralmente”, explica a secretária, reforçando que os pais devem se manter atentos ao site www.sorriso.mt.gov.br  e às redes sociais da Prefeitura.

Recentemente, a Escola Ivete recebeu cuidados por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, quando um grupo de reeducandos passou um sábado fazendo ações como pequenos consertos, pinturas, e também cuidando da horta e do jardim da unidade escolar. Além disso, a Escola também teve seu laboratório de informática revitalizado, assim como a quadra de esportes e a cozinha. Além da reforma do piso no prédio principal da Escola Ivete ( o Ivete I), a secretária informa que no próximo semestre também está prevista uma reforma geral no prédio anexo (o Ivete II).

Garantir um ambiente escolar agradável para alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar tem sido um dos objetivos do Projeto Revitalizar, da Administração Municipal de Sorriso. Por meio dele, vários prédios públicos têm recebido melhorias, como as Escolas Municipais Leôncio Pinheiro,  Bela Vista e Vila Bela, entregues recentemente à comunidade, além de quadras poliesportivas, unidades de saúde e prédios administrativos.