Com um ato solene na Prefeitura de Sorriso, foram oficialmente abertas as celebrações pela Semana da Pátria. No início da manhã de hoje (4), autoridades civis e militares, estudantes da Escola Estadual 13 de Maio e da Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo Amaral, servidores públicos municipais e populares entoaram o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Fanfarra Municipal, e assistiram ao hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Sorriso.

“No dia 7 de setembro de setembro de 1822,  conquistamos a liberdade para gerenciar nossa nação, e infelizmente, diante de todo o cenário que se apresenta, podemos dizer que as palavras “Ordem e Progresso”, estampadas em nossa bandeira, não vem sendo respeitadas como deveriam ser”, declarou o prefeito Ari Lafin, reforçando que o momento atual vivido pelo Brasil mostra uma oportunidade de mudança, de passar o país “a limpo”. “Precisamos mudar nossos hábitos e nossos atos para que haja a mudança que nosso país precisa”, acrescentou, exemplificando a fala com a limpeza urbana no município, que vem sendo feita pela Administração Municipal e precisa ser mantida com o apoio da população, destinando lixo e entulhos de maneira correta, prevenindo o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que podem causar surtos de dengue, zika e chikungunya.

O comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, major Jorge Almeida, destacou, em sua fala, uma importante conquista para o município, que foi contemplado com uma das cinco escolas militares de Mato Grosso. “Dos 141 municípios de Mato Grosso, estamos entre os cinco que contam com uma escola militar, o que certamente trará resultados muito positivos para a educação sorrisense”, destacou, aproveitando a oportunidade para convidar a população a participar do desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil organizado pela Prefeitura na Praça das Fontes. A concentração para o ato solene será às 16h30, com o início do desfile às 17 horas, pontualmente.

Representando o poder legislativo, o vereador Marlon Zanella também apontou a necessidade de reflexão neste momento. “A disciplina, o respeito, e, principalmente, e o amor à pátria estão fazendo muita falta neste momento”, comentou.

Em seu discurso, o comandante da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso, Weber Dionísio Batista Júnior também destacou a necessidade de amor à pátria e respeito às instituições.

A cerimônia também foi acompanhada pelos vereadores Leandro Damiani, Silvana Perin Faccio, Bruno Delgado, Dirceu Zanatta e Acácio Ambrosini, além de secretários municipais, representados pela secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Participe do desfile cívico:

Onde: Praça das Fontes

Quando: 7 de setembro | 16h30: concentração | 17 horas: início do desfile