O fim de semana (29 e 30) foi de muita dedicação e empenho dos atletas sorrisenses que disputaram, na capital, a fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude. A delegação, composta por mais de 80 atletas, disputou vagas para a etapa nacional da competição nas modalidades de Judô, Tênis de Mesa, Atletismo e Natação.

A etapa nacional para os atletas da categoria B (12 a 14 anos) será em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro; e para os atletas da categoria A (15 a 17 anos), será de 16 a 25 de novembro, em Brasília. Todos os atletas contam com apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Confira o resultado da delegação sorrisense:

Atletismo

Dos mais de 80 sorrisenses que foram à capital participar da etapa estadual dos Escolares, cerca de 40 foram disputar as provas de Atletismo. Destes, garantiram vaga para a etapa nacional da competição, na categoria B, Jarbas de Sousa Dias (Escola Municipal  Jardim Bela Vista), Geovane Ramos de Oliveira (Escola Municipal Caravágio), Luis Gustavo do Carmo (Centro Municipal de Educação Básica Sorriso), Maria Vitória (Escola Estadual José Domingos Fraga), Ana Júlia (Centro Municipal de Educação Básica Sorriso) e Ionane da Costa (Escola Municipal Bela Vista).

Já na categoria A, quem representa Mato Grosso na competição são Arielton Costa dos Santos (Escola Estadual 13 de Maio), Eric Vitor da Silva (Escola Estadual 13 de Maio), Kauany Priscila Piovesan (Escola Estadual José Domingos Fraga), Isabelle Cristina de Almeida (Escola Estadual José Domingos Fraga) e Nerisnélia dos Santos Souza (Escola Estadual Arão Gomes Bezerra).

No Atletismo, o índice técnico foi levado em conta para classificar os atletas para a etapa nacional, por isso, mesmo quem conseguiu a prata e o bronze também  foi avaliado para seguir para a etapa nacional. O professor Marcos Flademir Vieira acompanhará a delegação mato-grossense da categoria B. Já na categoria A, quem acompanha a delegação mato-grossense é o também treinador, e ex-atleta, Marcos Thiago Stabile.

No total, o Atletismo sorrisense voltou para casa com 12 medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.

Judô

Os judocas sorrisenses voltaram para a casa com cinco medalhas de ouro e cinco de bronze. Na categoria B, quem trouxe o ouro para Sorriso foram Mailane Santos (-40 KG), Gislaine Santos (48 KG), Eduardo Casarin (+64 kg) Pedro Sousa. Na categoria A, Vitória Santos (-40 KG), Talisson Oliveira (-50 kg).

A medalha de prata foi para Karol Aguiar (70 kg), Felipe Duarte ( 58 kg) e Emanuelly Silva (58 kg).

Já o bronze brilhou no peito de Emilly Paula (-58 kg), Pablo Hermann (-40 kg), Thiago Nascimento (-44 kg) e Ana Carolina (-44 kg), todos da categoria B. Já na A, quem garantiu o terceiro lugar foi Matheus Padilha (-55 kg) e Benaver Aguiar (-81 kg).

As disputas do Judô foram no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo Arena Pantanal. Os atletas que garantiram o primeiro lugar, ou seja, o ouro, seguem para a etapa nacional da competição, de acordo com a categoria em que competem.

Natação

Na piscina do Complexo Aecim Tocantins, ao lado da Arena Pantanal, três atletas sorrisenses garantiram vaga para a etapa nacional. Na categoria A, Alana Araújo Peixoto (Colégio Vinicius de Moraes) e Chayene Silva (Escola Estadual Arlete Capellari). Na categoria B, Pedro Henrique Gomes (Escola Nova Dinâmica) também garantiu sua participação na etapa nacional.

Tênis de Mesa

No tênis de mesa, as disputas foram concentradas no Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Tênis de Mesa, Claudio Kano. Os sorrisenses que vão representar Mato Grosso na etapa nacional são Fabrício Suassuna Júnior (Escola Estadual Ignácio Shevinski Filho), Rafael Araújo (Escola Estadual Arão Gomes Bezerra e Taísa dos Anjos, também da Escola Arão. Todos são da categoria A. O professor Mário Sérgio Malheiros será técnico da delegação mato-grossense na competição.

Na classificação final por equipes, o primeiro lugar ficou para a Escola Ignácio/ Escola Arão na categoria masculina A. Já na categoria feminina B, também por equipes, a Escola Arão ficou com o segundo lugar.  Já nas categoria de duplas mistas B, Sorriso conseguiu o terceiro lugar com atletas da Escola Municipal São Domingos e da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola.