Janaina Lima Paula (Centro Olímpico-SP) e Wallace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) confirmaram o favoritismo e venceram as duas primeiras provas finais do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, que começou nesta sexta-feira (dia 7) e prossegue até domingo (9), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

Eles ganharam os 3.000 m com obstáculos, disputados em pista molhada, tempo nublado e temperatura de 20º C. Janaina comemorou muito o resultado. Não só pelo bicampeonato, mas principalmente por ter voltado às competições. "Tive uma tendinite no joelho direito e fiquei oito meses afastada. Esta foi minha primeira prova do ano e estava apreensiva, embora já estivesse treinando bem", lembrou a corredora paulistana de 19 anos.

Wallace, líder do Ranking Brasileiro da prova, correu apenas para vencer, sem se preocupar com o tempo. Afinal, na semana passada, ele obteve o índice para o Campeonato Pan-Americano de Trujillo, no Peru, com 9:03:96. "Corri mais tranquilo porque meu objetivo agora é conseguiu a marca mínima nos 5.000 m para o PAN", disse, referindo-se à prova marcada para a tarde deste sábado (8). Paulista de São Joaquim da Barra, ele treina, aos 18 anos, com Clodoaldo Lopes do Carmo, em Jundiaí (SP).

Os dois campeões garantiram vaga na Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano da categoria, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

Na prova feminina, quem comemorou bastante também foi Ticiane Souza Bonfim (Associação Simões Filhense- BA), que ficou com a medalha de prata. Ela foi formada na Escolinha de Atletismo Flamengo, de Jaguarari, na Bahia, num premiado projeto social de iniciativa de Antonio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha.

Nas outras provas da manhã, destaque para o carioca Derick de Souza Silva (Pinheiros), que bateu duas vezes o recorde do Campeonato ao vencer a sua série na eliminatória, com 10.36 (0.5), e na semifinal, com 10.35 (0.4). O recorde anterior era dele mesmo com 10:38 (1.9), desde 2016.


Sorriso
Nas eliminatórias dos 100 m, Arielton Costa dos Santos (Sorriso-MT) obteve a qualificação para o Mundial Sub-18 de Nairóbi, que será disputado de 12 a 16 de julho, no Quênia. Ele venceu a sexta série, com o tempo de 10.67 (1.9), superando o índice exigido de 10.73.

A final dos 100 m será disputada nesta sexta-feira, às 17 horas. Derick busca o índice para o PAN de Trujillo, que é de 10.31. No feminino, o melhor resultado foi obtido pela carioca Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ), com 11.87 (1.0).

A segunda etapa do torneio será disputada a partir das 14:30 desta sexta-feira, com a realização da Cerimônia de Abertura. Às 15 horas, estão previstas as eliminatórias dos 400 m femininos. Oito finais estão programadas: salto com vara masculino, lançamento do martelo masculino e feminino, arremesso do peso feminino, 100 m masculino e feminino, salto em distância feminino e 10.000 m masculino.