Para celebrar a data, a comunidade surda de Sorriso realizará no domingo (26) um encontro no Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, às 16 horas. Na oportunidade haverá uma mini palestra ministrada pelo integrante da comunidade, Maicon Domingos Alves da Rocha Slovinski, que abordará os temas: inclusão e acessibilidade. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

De acordo com a professora e tradutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Prefeitura de Sorriso, Ataice Borges, a comunidade surda de Sorriso conta atualmente com aproximadamente 50 jovens e adultos surdos usuários da língua de sinais - Libras.

Dentre as conquistas já alcançadas, estão o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. “Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto”, diz Ataice.

Durante o evento haverá intérprete, garantindo a participação de todos.

Porque 26 de setembro

Este dia foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. Em 26 de setembro de 1857 foi fundado no Rio de Janeiro pelo Imperador Dom Pedro II o Instituto Imperial de Surdos-Mudos. O professor francês Édouard Huet, também surdo, foi convidado a lecionar às crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade. As aulas eram ministradas em Língua de Sinais Francesa, o que resultou em uma forte influência na construção da Língua Brasileira de Sinais.

Hoje em dia o local ainda funciona, mas com um novo nome: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O INES dedica-se até hoje ao ensino bilíngue de pessoas surdas no Brasil.