O prefeito complementou que, para garantir a viabilidade da iniciativa, destinará, no orçamento de 2025, R$ 2 milhões, que podem ser usados para subsidiar parte da contrapartida municipal. Depois das eleições, já com a equipe de transição, os produtores rurais, devidamente organizados na Associação Vale do Lira, serão novamente convidados para dialogar sobre o convênio.

Presidente da Associação, Perci Henrique Smaniotto também reforçou a importância de já deixar todo o processo alinhavado para o próximo ano, após o período das chuvas. Os associados destacaram a pujança dos 20 mil hectares do Vale do Verde. Somente com a safra de soja, são produzidas 1.300.000 sacas de soja. Na safra do milho, em uma área de 15 mil hectares, são tiradas 2.250 sacas. Ao todo, nas duas safras, 5,5 mil cargas de bitrem deixam a região com as commodities, cortando estrada para chegar ao destino final.

Também foi destacada a produção de algodão, que pinta de branco uma área de 5 mil hectares, além de aviários, para a produção de frango de corte.

“É um trabalho gradativo, que vem sendo feito aos poucos e sempre em parceria, e sabemos o quanto o asfalto melhora a vida de quem vive no campo, o quanto ele dinamiza o escoamento das safras, e principalmente, o quanto uma estrada boa facilita o acesso do ônibus escolar, o deslocamento para uma consulta, a ida até a cidade para a compra do mês”, listou o prefeito.