A monitoração de pontos críticos em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias foi a pauta de uma reunião ontem (03), entre o prefeito Ari Lafin, o gerente de articulação e comando da Defesa Civil do Estado, sargento BM Wagner Rosa e o agente de Defesa Civil, Edivaldo Dornelles e os secretários municipais Jucélia Ferro (Assistência Social), Luis Fábio Marchioro (Governo), Felipe Mesquita (Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Leonir Capitâneo (Transportes) e a geóloga do município, Aline Marcello.

Lafin pontuou que os integrantes da Defesa Civil estadual estão no município após pedido realizado pela Administração Municipal. “Com as fortes chuvas, tivemos vários pontos com erosão, tanto no interior quanto na área urbana do município”, disse Lafin. O prefeito destacou que a equipe ficará em Sorriso até sexta-feira para levantamento e acompanhamento das situações de risco. “Agradecemos a equipe por ter vindo e por realizar esse monitoramento”, acrescentou.

Segundo o sargento BM Wagner, as condições climáticas estão alteradas em todo o Estado. “O índice pluviométrico para o início de 2018 extrapolou ainda nos primeiros dias de fevereiro e desde então a chuva intensificou”, ressaltou. Wagner salientou ainda que a previsão para toda esta semana é de chuva intensa.

“O Estado todo está passando pela mesma situação”, comentou. De acordo com o sargento, além da equipe em Sorriso, mais 20 agentes devem seguir essa semana para os municípios de Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte, onde a situação também está grave. “Estaremos em Sorriso para avaliação e mapeamento das situações até sexta-feira (06)”, complementou.

Ainda na sexta-feira, a equipe dará uma coletiva para os profissionais da imprensa relatando a situação mapeada no município. A entrevista será às 8h30, no Paço Municipal.