Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Sorriso repassou ontem, 05 de setembro, 500 caixas estilo colmeia a 53 famílias cadastradas no Programa VitaMel +. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorriso por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), o VitaMel + oferta uma fonte de renda extra ás famílias e, alia sustentabilidade à produção.
O gestor adjunto da Sama, Márcio Kuhn, pontua que “Sorriso é prova que de que as ações ambientais, bem como a agricultura familiar podem conviver de forma integrada”. Segundo Márcio, “a cadeia produtiva do mel é um dos exemplos das várias potencialidades de desenvolvimento da agricultura familiar dentro do Município”.
Com a possibilidade de duas colheitas ao ano, o mel é uma fonte de renda a mais da agricultura familiar. Para o prefeito Ari Lafin, a entrega das caixas colmeia é uma forma de dar continuidade ao processo de integração da atividade apícola ao agronegócio, reforçando parcerias e ampliando articulações com diversos setores.
As caixas, avaliadas em R$ 110 mil, são fruto de emenda parlamentar do deputado Gilberto Cattani.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).