Alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorriso, estiveram na Prefeitura nesta manhã (21), para a abertura da "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017", comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto.

A diretora da Apae, Terezinha Citadella, pontuou que durante toda a semana as Apae’s do país estarão voltadas para programações inclusivas. A intenção é mostrar que a pessoa especial pode ser inclusa em todas as situações da vivência normal.

Terezinha destacou que a Apae de Sorriso realizou a abertura hoje na Prefeitura e amanhã (22), irá sediar no Ginásio Fermino Maleski  a gincana “Apaexonados” entre as Apaes de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. “Nossa intenção é promover a integração e diversão entre os alunos dos três municípios”, contou. A gincana será pela manhã. À tarde, será realizada a escolha da miss e do mister Apae no Castellu’s Club.

Na quarta-feira (23), a partir das 14h, o coordenador do departamento de Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Gilles Andrade Carvalho, irá palestrar para os pais dos alunos que frequentam a Associação. E na quinta-feira (24), “toda a comunidade está convidada a participar de uma missa na Igreja Matriz a partir das 19h. Já no domingo (27), convidamos a todos para participar da Festa do Leitão, promovida pela Apae” completou a diretora.

Hoje a Associação atende regularmente 150 alunos de seis meses até 60 anos de idade. Além destes, Terezinha ressalta que mais 33 alunos frequentam a Associação para atendimentos específicos. “Eles vão para a Apae para realização de atividades específicas e frequentam a escola regular”, explicou. “Todo o trabalho desenvolvido na Associação é feito com muito amor, carinho e doação”, destacou.

Carinho e doação sem medidas. É o que conta Nice Figueiredo, mãe da aluna Karina, de 22 anos. “A Karina frequenta desde pequena e eu contribuo como voluntária. Vejo o carinho e amor de todos os professores de lá. É um trabalho de total entrega e que faz toda a diferença na vida dos alunos. É muita doação. E eles, alunos, retribuem com um amor puro e verdadeiro”, relatou Nice.

Ao acompanhar as apresentações de dança e judô realizadas pelos alunos que visitaram o Paço Municipal, o prefeito Ari Lafin, pontuou a alegria genuína dos alunos e parabenizou toda a equipe pelo trabalho desenvolvido. “Parabenizamos quem faz isso diariamente com alegria e proporciona qualidade de vida a crianças e adultos com amor”, disse. “Também estamos à disposição da Apae para buscar estratégias inclusivas que atendam toda a nossa sociedade “, acrescentou.

A escolha da Apae em realizar a abertura da Semana Nacional da  Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017 no Paço Municipal também foi festejada pelo vice-prefeito, Gerson Bicego, que é professor e sempre acompanhou de perto os trabalhos realizados pela Associação. “Para mim é emocionante falar desse trabalho. Pois, além de atuar no sentido da educação inclusiva e social, há a questão da sensibilidade dos profissionais, voluntários e pais que atuam lá e fazem tudo com muito carinho”, finalizou.