Amanhã (11), o dia começará de forma especial para os estudantes municipais que integram o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Isso porque eles irão receber o material para o desenvolvimento do projeto. A cerimônia de entrega será realizada no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi, às 8h.

De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Ivanete Ferro, mais de 1.630 estudantes do 1º ao 5º anos de 11 escolas da rede municipal irão integrar a proposta em 2018. Para dar suporte a essa demanda, 42 professores receberam o treinamento específico ainda no início do ano. “Amanhã uma turma representando cada escola irá receber o material didático. O restante será entregue em cada unidade participante”, explica Ivanete.

O projeto passou a ser desenvolvido no município em julho de 2017. “Inicialmente 700 alunos de seis escolas participaram do JEEP. Como a experiência foi positiva, decidimos estender para outras unidades”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler.

A proposta do Jepp é familiarizar os jovens estudantes com cálculos de risco, viabilidade econômica e empreendedorismo desde o ensino fundamental. Para cada ano é disponibilizado um conteúdo específico.  O material atende desde os anos iniciais até o ensino universitário. No município, o 1º ano irá trabalhar com “O mundo das ervas aromáticas”, o 2º ano com “Temperos naturais”; já o 3º ano irá explorar a “Oficina de brinquedos ecológicos”. Para o 4º ano o material produzido aborda a temática “Locadora de produtos” e os alunos do 5º ano irão explorar o universo dos “Sabores e Cores”.

Lúcia salienta que quebrar paradigmas e proporcionar o desenvolvimento de habilidades e de comportamento empreendedores ainda no ensino fundamental, é essencial para que o estudante tenha condições de assumir riscos calculados. “Na base do projeto estão situações planejadas para que os estudantes possam assumir riscos e a partir de um olhar observador, identificar oportunidades de inovações”, frisa.

Quando do lançamento do programa em Sorriso, o representante do Sebrae no município, Marcelo Ferreira, pontuou que o JEEP incentiva os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e “disseminar o espírito empreendedor ainda nos anos iniciais”, disse.

Serviço:

O que: entrega do material aos participantes do Jepp

Data e horário: 11/04, às 8h

Local: Auditório Farroupilha, Centro de Eventos Ari José Riedi