Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) Criança Esperança e Sonho Encantado, receberam a visita especial da produtora rural Rita Hachiya, criadora do queijo Poranga. A convidada esteve nas unidades através do programa “União faz a Vida” (PUFV), uma iniciativa desenvolvida pela Cooperativa Sicredi em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed).
Ao todo, mais de 50 alunos do Maternal, das duas unidades, participaram das atividades, que contaram com palestra e dinâmicas através da comunidade de aprendizagem, que teve como tema “As vacas”. A produtora rural apresentou através de vídeos como é a sua rotina com os animais; de onde origina o queijo; como vivem as vacas; de onde vem o leite produzido por elas; como são cuidadas; e o que comem. Na oportunidade, os alunos tiveram ainda, um aperitivo do queijo mais famoso da região Norte, que recebeu o Selo Arte de qualidade de Mato Grosso.
“Estou feliz por mostrar a esses estudantes, a importância da vaca em nossas vidas e a nossa produção de leite e queijo, além de oferecer uma pequena degustação do nosso produto tão rico, nobre e importante para nossa saúde. Acredito que seja uma experiência enriquecedora e inesquecível para muitos deles”, destacou.
A produtora rural ressalta, ainda, que dará início a um projeto em parceria com outras escolas, mostrando passo a passo o seu trabalho até chegar ao resultado final.
A União Faz a Vida é o principal programa de Educação da Sicredi que tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. O programa oportuniza as crianças e aos adolescentes o protagonismo em sua aprendizagem e estabelece o diálogo entre os saberes da comunidade e os conhecimentos escolares. Ele visa ainda desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade.
“Agradecemos a parceria de vários profissionais que tem dedicado um pouco do seu tempo para a realização desse projeto. Parabenizamos a todos os envolvidos, professores e parceiros que tem contribuído muito na formação dessas crianças”, frisa, a coordenadora local, Simone Nicolak.