Organização das patrulhas mecanizadas

Mais que um local que vai abrigar os tratores e demais equipamentos que vão ajudar no trabalho das famílias de chácaras e assentamentos rurais. “Precisamos organizar todos os processos, manter os equipamentos sempre em dia e garantir que os produtores sejam atendidos dentro de um cronograma”, destaca o prefeito, reforçando que o estímulo à agricultura familiar não se resume só ao apoio na hora de plantar, cuidar e colher, mas também se traduz na garantia de mercado.

“É uma relação importante para todos, pois são os produtores das chácaras, do Assentamento Jonas Pinheiro, do Projeto Casulo, que garantem os produtos fresquinhos para a merenda escolar e para as cestas entregues pela Assistência Social”, lembra o gestor.

Márcio Kuhn explica que a questão vai além do “agenda um trator pra gente”. “Distribuição do calcário, organização do plantio do milho, entre outros serviços também serão devidamente ajustados e organizados para que todos os produtores possam ser atendidos”, explica, lembrando que o planejamento garante que o uso dos equipamentos seja otimizado, evita o desgaste desnecessário, e a perda de tempo, fator crucial em momentos-chave, como a fase de plantio, por exemplo.

“Assim como esse avanço na organização das patrulhas, também estamos reforçando o cuidado com as estradas nestas regiões de chácaras e do Assentamento Jonas Pinheiro, o que vai permitir que nossas famílias do campo possam desfrutar de mais segurança e bem-estar, não só eles, mas todos que passam por estas estradas diariamente”, reforça Gerson.

Barracão

Na próxima semana, a Prefeitura deve entregar o espaço especialmente revitalizado para servir de ponto de apoio à agricultura familiar. O antigo barracão localizado ao lado do Abrigo Municipal de Cães e Gatos de Sorriso, às margens da BR-163, foi reformado pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Com mais de R$ 150 mil em investimentos, o barracão, que tem uma área construída de 450 m², ganhou nova cobertura, reforma da parte elétrica, dos portões e uma nova pintura. No local, também está sendo montada uma oficina, para que reparos menores, assim como manutenções, sejam feitos ali mesmo.

Como vai funcionar? O produtor que precisar do equipamento deve entrar em contato com  representantes da Sama que estarão lá no barracão e agendar a utilização. Antes de liberar o equipamento, é feita uma checagem geral das condições, garantindo assim que o produtor não sofra com problemas inesperados durante o uso dos tratores, grades, caminhões e todos os outros demais itens que fazem parte da rotina do campo. O cuidado extra também vai permitir que estes veículos e equipamentos tenham vida mais longa.

E, quem é do campo já sabe: quando se planta com  organização, a colheita traz melhores resultados.