Amanhã (14), os alunos do 5.º ano da Escola Municipal Vila Bela irão receber orientações sobre segurança no trânsito. Com temática voltada para “Ir e vir; Casa e escola”, as palestras abordam a sinalização e os cuidados que devem ser tomados por todos os usuários do trânsito, sejam pedestres, ciclistas ou motoristas.

Quem vai até a escola para levar as orientações, são os agentes do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) do município. No período da manhã, a ação será das 7h10 às 8h. Já os alunos do período vespertino vão assistir à palestra das 13h10 às 14h.

O mesmo trabalho será desenvolvido na Escola Municipal Flor do Amanhã, na quinta-feira (17) e no Colégio de Educação Básica São José no dia 29 de agosto.

Em todas as unidades escolares, o foco são os alunos do 5.º ano, como forma de desenvolver um trabalho mais intenso, explica o agente de trânsito e responsável pelas palestras, Nathan Adam. “Como eles já são maiores, eles passam a cobrar dos pais mais disciplina no trânsito. É uma forma de estendermos o nosso trabalho até os pais”, pontua.

Palestra em empresas

Além das escolas, os agentes também atuam diretamente nas empresas ministrando palestras educativas para o trânsito. Para os dias 25 e 27 de agosto, as empresas D’Itália e Kuskão devem receber os agentes para trabalhar o tema “#minhasescolhas”, em que serão abordadas situações comuns voltados à segurança do motociclista e moto-entregador. “Muitas vezes observamos entregadores colocando em risco a própria vida e a de outros para cumprir com prazos de entrega, se esquecendo de itens básicos de segurança”, destaca Adam.

Já no dia 30, a equipe estará na Águas de Sorriso, a partir das 7h. “Na Águas de Sorriso a demanda é específica para abordarmos sinalização. Como se trata de uma empresa que trabalha constantemente com bloqueio de vias, vamos falar sobre sinalização e canalização de tráfego”, explica o agente.

O coordenador do departamento, Márcio Pires, ressalta que os agentes estão à disposição de todas as unidades educacionais do município, sejam da rede municipal, estadual ou privada, bem como das faculdades e empresas que desejam solicitar palestras. “Basta entrar em contato com o departamento”, acrescenta.  A sede do SMGT fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, com atendimento administrativo das 7h às 13 horas. Contudo, o plantão do SGMT atende das 6h à meia-noite. O telefone é o 153 ou o 3544 3563.

Além da realização de palestras, o departamento atua ainda com ações orientativas na frente de escolas e em pontos com grande fluxo de veículos e pedestres, sempre com o foco na prevenção de ocorrências e sensibilização das pessoas para a importância de respeitar a legislação de trânsito.  Os agentes de trânsito atuam no perímetro urbano de Sorriso e também nas estradas vicinais para o registro de boletins de acidente. Cabe ainda ao SMGT a emissão e a renovação das credenciais para utilização de vagas especiais de estacionamento.