No primeiro semestre de 2018, foram registrados em Sorriso 842 acidentes de trânsito. Deste total, 388 foram registrados pelo Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), e os outros 454, pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo dados repassados pelo Departamento de Trânsito do município, maio foi o mês com o recorde de ocorrências, com 85 acidentes. Março teve 67 ocorrências; junho, 65; fevereiro, 64; abril, 56; e janeiro, 53. Estes dados referem-se apenas aos acidentes em que não há vítimas.

Já aqueles acidentes em que os envolvidos precisam receber atendimento médico, são responsabilidade do Corpo de Bombeiros e contabilizam 54% dos acidentes registrados em Sorriso.  A estatística do setor mostra que dos veículos envolvidos nas ocorrências, 375 são automóveis; 162 são caminhonetes; 55   são caminhões; 49 são motocicletas; 23 são camionetas; 14 motonetas e 14 ônibus.

Uma das estratégias para reduzir o número de acidentes no município é investir, cada vez mais, na educação de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Para tanto, foram ministradas, nos meses de maio e junho, 34 palestras, com um total de 1.006 pessoas que renovaram seus conhecimentos sobre segurança no trânsito por meio de palestras em escolas e empresas.

“Quando as pessoas agem de maneira preventiva, certamente os acidentes não ocorrem, por isso, nosso foco é despertar em todos os usuários do trânsito o hábito de obedecer a sinalização do trânsito, não exceder os limites de velocidade e, principalmente, respeitar o próximo”, destaca o coordenador do Departamento de Trânsito, Márcio Pires.

Um número que vem crescendo nos últimos meses é o atendimento a perturbação do sossego público. Em abril foram 115 chamadas por causa de som alto. Em maio esse número subiu para 123 e junho foram 185, sendo sábado o dia de maior solicitação.

A sede do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito de Sorriso fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, com atendimento administrativo das 7h às 13 horas. O telefone é o 153 ou o 3544 3563.