No primeiro semestre de 2017, foram registrados em Sorriso 848 acidentes de trânsito. Deste total, 430 foram registrados pelo Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), e os outros 418, pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo dados repassados pelo SMGT, ou, de maneira mais simples, do Departamento de Trânsito do município, março foi o mês com o recorde de ocorrências, com 89 acidentes. Junho teve 78 ocorrências; janeiro, 73; maio, 72; abril, 62; e fevereiro, 56. Estes dados referem-se aos acidentes em que não há vítimas.

A estatística do setor mostra que dos veículos envolvidos nas ocorrências, 370 são automóveis; 129 são caminhonetes; 98 são camionetas; 51 são caminhões; 49 são motocicletas; 23 motonetas; 10 ônibus e outros 10 veículos de outras categorias.

Já aqueles acidentes em que os envolvidos precisam receber atendimento médico, são responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Nestas situações, 261 motociclistas precisaram receber atendimento; 24 ciclistas e 15 pedestres foram atropelados; e uma pessoa acidentada em um veículo demandou atendimento do Corpo de Bombeiros também.

Uma das estratégias para reduzir o número de acidentes no município é investir, cada vez mais, na educação de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Para tanto, foram ministradas, neste período, 26 palestras, com um total de 1.155 pessoas que renovaram seus conhecimentos sobre segurança no trânsito. Não há limite para idade quando o assunto é aprender sobre a maneira correta de ir e vir. Prova disso é que os agentes de trânsito fizeram palestras em escolas, empresas e também nos Centro de Convivência da Terceira Idade, tanto da sede do município, quanto no distrito de Boa Esperança.

“Quando as pessoas agem de maneira preventiva, certamente os acidentes não ocorrem, por isso, nosso foco é despertar em todos os usuários do trânsito o hábito de obedecer a sinalização do trânsito, não exceder os limites de velocidade e, principalmente, respeitar o próximo”, destaca o coordenador do SMGT, Márcio Pires.

Orientação aos novos moradores

Justamente com este foco de prevenir acidentes, o Departamento deu início, ainda ontem (6) a blitze  educativas na entrada do Residencial Mário Raiter. As 1.272 famílias que passam a morar no local receberam as chaves das residências ontem (6) e já deram início à mudança para os novos endereços. “Nosso objetivo é ajudar os novos moradores a seguirem com segurança pelo acesso ao bairro, principalmente os ciclistas, visto que a BR 242, que dá acesso ao Residencial, tem grande fluxo de veículos pesados”, destaca o coordenador.

Ampliação das ações de  Segurança Pública

No evento de entrega das chaves, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também assinou projeto de lei para a criação da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil. O projeto passa, agora, para análise dos vereadores do município.

A iniciativa mostra a intenção da Administração Municipal intensificar as ações e as políticas públicas quando o assunto é segurança pública. “Cada vez mais, por meio de ações planejadas e do trabalho colaborativo e integrado entre a Prefeitura e todos os demais poderes públicos instituídos, bem como da sociedade civil organizada, será possível avançarmos para ampliar a sensação de segurança de toda a população”, ressalta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Sobre o SMGT

A sede do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito de Sorriso fica na Rua Noel Rosa, 465, Jardim Alvorada, com atendimento administrativo das 7h às 13 horas. O telefone é o 153 ou o 3544 3563.