Foi recebido nesta manhã (06) o novo caminhão Fênix AP2, para o Aeroporto Regional Adolino Bedin. O modelo comporta até 6,1 mil litros de água, com capacidade de bomba de 1,5 mil galões /minuto e possibilitará ao Aeroporto Adolino Bedin receber aeronaves jatos Embraer 195 com capacidade para 120 passageiros, ou modelos com capacidade maior, para até 140 passageiros. O veículo foi disponibilizado para Sorriso pela Esplanada dos Ministérios e está avaliado em R$ 1.589.900,00.

O vice-presidente da Comissão Pró-Aeroporto, Argino Bedin, pontuou que o recebimento do caminhão “é um dos passos que a gente estava esperando e veio em boa hora. É uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e é uma vitória da comissão que está na administração do Aeroporto e irá possibilitar o recebimento de jatos na nossa pista”, pontuou. Bedin lembrou que a expansão já iniciou e que a Passaredo Linhas Aéreas iniciará as atividades no aeroporto sorrisense com vôos diretos para Brasília ainda neste mês.

Para o prefeito Ari Lafin, a vinda do novo caminhão “é um reflexo do trabalho realizado pela sociedade. Quero agradecer a Comissão Pró-Aeroporto e em especial ao Éderson Dal Molin que tem se doado ao nosso município independente de cargos políticos”, ressaltou. Lafin acrescentou que é intenção da Administração Municipal concluir as obras do Centro Integrado de Operações Aéreas  (Ciopaer) e asfaltar o pátio da Seção Contra Incêndio do Aeroporto até o mês de maio. “Estamos trabalhando para inaugurar essas obras no aniversário do município e também para alterar a categoria do Aeroporto de nível 4 para nível 5 nos próximos dias”, detalhou.

“Também temos o posto de abastecimento já em andamento. Já contamos com duas carretas para abastecimento, mas com o ponto finalizado acreditamos que o Aeroporto local se tornará um ponto de logística regional para abastecimento de aeronaves”, concluiu Lafin.

Presente no evento o comandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso, Capitão BM Weber Dionísio Batista Junior, destacou que a Administração Municipal mantém convênio com o Estado, dessa forma, diariamente um bombeiro militar atende o Aeroporto. “Além do militar, dois bombeiros civis atuam no local”, esclareceu. Para Weber, o caminhão com capacidade maior, irá abrir o leque de possibilidades para novos vôos.

Também presente no evento, o vice-prefeito Gerson Bicego aproveitou para parabenizar todos os integrantes da Comissão Pró-Aeroporto. Segundo ele, o trabalho desenvolvido no local fará com o Aeroporto Regional Adolino Bedin torne-se referencia nacional.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso, reforçou a capacidade de trabalho da Comissão e da sociedade sorrisense, O que, segundo o parlamentar, tem refletido no crescimento do Aeroporto local.  Além de Gavasso, participaram do ato os vereadores Maurício Gomes e Cláudio Oliveira e os secretários municipais Cláudio Drusina e Pedrinho Silva e o suplente de deputado federal, Éderson Dal Molin, que destacou a articulação do senador Cidinho Santos na liberação do caminhão para Sorriso.

Modelo AC4

O antigo caminhão, modelo AC 4, que servia o Aeroporto Regional de Sorriso tem capacidade para três mil litros de água, capacidade de mil litros galão/minutos e possibilitava ao município o recebimento de aeronaves ATR 72 com até 60 passageiros, foi encaminhado para o Aeroporto de Cáceres.