Foram assinados esta manha (24), no Centro de Eventos Ari José Riedi, os convênios de repasse dos recursos financeiros às Associações de Pais e Mestres (APM’s) das Escolas e Cemeis da rede municipal de ensino. O valor total dos convênios é de quase R$ 870 mil, que será repassado mensalmente diretamente para as 31 unidades educativas, de acordo com a quantidade de alunos matriculados em cada escola.
“Para este ano, conseguimos ampliar o valor repassado às APMS, dando mais autonomia financeira para as escolas. Espero que possam atender melhor as necessidades de cada uma, pois já fui coordenadora e diretora de escola e sei o quanto este repasse é importante para a manutenção e o bom andamento dos trabalhos”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler.
Em 2016 o valor repassado foi de R$ 783.123,19, e este ano subiu para R$ 869.811,36. Segundo o vice-prefeito, Gerson Bicego, este aumento poderá ser maior no próximo ano. “A Prefeitura ficou muito tempo sem reajustar esse repasse. Conseguimos elevar um pouco o valor, mas ainda vamos rever e, se possível, aumentar ainda mais para 2018. Além disso, a Administração Municipal está montando uma equipe exclusiva para trabalhar com pequenas reformas nas escolas, facilitando os serviços, dando mais agilidade e barateando o custo. As unidades escolares ficarão livres desse gasto extra”, explicou Gerson.
O convênio visa atender às despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e infantil de Sorriso. Os recursos são utilizados na conservação das instituições e na aquisição de material de consumo, e também podem ser empregados em pequenas obras, manutenção de bens móveis e despesas decorrentes de necessidades emergenciais. Este ano, cerca de 14 mil alunos estão matriculados na rede pública municipal.
“A contribuição financeira às escolas é fundamental para a prestação de serviços de qualidade aos alunos da rede pública de Sorriso. Nosso objetivo é valorizar e dar suporte aos nossos servidores e as famílias atendidas pela nossa rede de ensino. Sorriso é destaque em todo país não apenas por causa da produção, mas porque somos muito bem representados pela nossa população e pelos nossos servidores. Os prêmios recebidos pelo município são mérito de cada cidadão, pai ou professor, que aqui mora e sempre dá o melhor de si”, enfatizou o prefeito Ari Lafin.