Fortalecer a economia local e propiciar a melhoria do ambiente legal para pequenos negócios. Esse foi o tema de uma reunião realizada nesta manhã (15), na sala de reuniões do Paço Municipal, entre representantes da Administração Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A intenção, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, é aproximar os micro, pequenos e médios empreendedores locais da gestão pública. Para isso, a Administração Municipal e o Sebrae, firmaram uma parceria de trabalho. “Nosso objetivo, e também um pedido do prefeito Ari Lafin, é integrar os empreendedores locais no processo das compras públicas”, pontua Drusina. Hoje, Sorriso conta com 2.490 micro empreendedores individuais cadastrados.

Segundo ele, tanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico quanto a Secretaria de Administração, por meio do departamento de Licitações, já desenvolvem ações nesse sentido. “Agora vamos unir e ampliar essas ações sob a orientação do Sebrae”, destaca o secretário.

A técnica de políticas públicas do Sebrae, Aurineisi Dierre, salienta que será realizado um alinhamento das ações políticas para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais. Aurineisi acrescenta que para isso serão trabalhados cinco eixos temáticos: compras públicas, sala do empreendedor, desenvolvimento, redes simples e pequenos negócios. “Hoje os pequenos negócios são os maiores geradores de economia do mercado local, então, esse é um projeto estratégico”, disse.

O consultor do Sebrae, Carlos Rissato, lembra que essa é uma ação integrada com resultados a longo prazo. “Teremos atividades imediatas, outras a médio e longo prazo”, ressalta. Para Rissato, “o resultado disso será um crescimento harmônico do desenvolvimento econômico local, constituindo um novo marco no desenvolvimento do município”.

Já o pregoeiro do município, Miraldo Gomes de Souza, destaca que é viável para empresas locais participar de licitações para compras públicas. Souza cita como exemplo a Lei 2738/2017. “Em processos licitatórios com valor inferior a R$ 80 mil, a Lei 2738/2017 já prevê que os produtos sejam adquiridos exclusivamente de pequenas e micro empresas”, explica.

Souza detalha que os pequenos e microempreendedores que nunca participaram de um processo licitatório, podem acompanhar uma licitação realizada pela Administração Municipal para desmistificar. “Nossa intenção é quebrar o tabu de que é difícil participar ou de quem são exigidos muitos documentos. Convidamos todos os empresários a acompanhar um processo licitatório para tirar suas dúvidas e ver de perto como é conduzido todo o processo”, finaliza.