Visando manter a qualidade nos serviços prestados pela Administração Municipal, item que rendeu à Prefeitura de Sorriso, em agosto de 2018, o prêmio de ‘Melhores em Gestão no Estado de Mato Grosso’, o poder executivo realizou um processo licitatório, no dia 29 de janeiro, para a contratação de uma empresa especializada em pesquisa de opinião pública.

“Em meados de 2017 iniciamos o Programa Quali, um treinamento realizado pelo SENAI que visava melhorar a gestão das atividades e otimização de processos. Um ano depois recebemos o reconhecimento desse esforço. Agora precisamos dar continuidade nesse processo de atendimento de qualidade, e para isso precisamos ter parâmetros de satisfação dos serviços públicos prestados pela Administração Municipal”, explica o secretário de Administração, Estevam Calvo.

Segundo o secretário, a pesquisa faz parte do planejamento, apresentado pela atual gestão, durante o Programa Quali. “Somente com base em uma pesquisa séria podemos identificar as demandas da população e montar um planejamento estratégico da gestão pública, com foco em resultados efetivos. Fazer pesquisas de opinião pública não é algo novo, estamos nos pautando em exemplos bem sucedidos de outros municípios. Em Sorriso, inclusive, outras gestões usaram dessa mesma ferramenta para planejar as ações futuras e direcionar os investimentos no que realmente a população espera e precisa”, afirma.

Ao ser questionado pela imprensa, Estevam citou uma pesquisa semelhante realizada pelo Poder Executivo em 2014. “Em outubro daquele ano houve uma dispensa de licitação para a contratação de uma empresa para realizar uma metodologia de acompanhamento de indicadores do município, no valor de R$ 185 mil. Agora iremos fazer algo semelhante, mas com o valor total orçado em R$ 68.800,00 para quatro pesquisas. Esta primeira pesquisa será no valor de R$ 15.700,00 e se as amostragens de apenas um levantamento forem suficientes, não faremos as outras”, explica o secretário.

De acordo com o contrato de prestação de serviços, firmado com a empresa “Etica Empresa de Pesquisa de Mercado e Consulta Ltda”, vencedora do certame, as pesquisas de opinião serão voltadas a assuntos institucionais, fazendo um levantamento da satisfação e anseios da população em relação à gestão pública.

“É extremamente necessário esse instrumento de análise para que tenhamos índices calculados de forma paritária em relação a todo o município. Uma empresa possui técnicos capacitados que nos darão dados eficientes e reais da educação, da saúde, da assistência social, entre outras áreas, para que possamos planejar ações, não apenas para esses dois anos, mas até mesmo para outros gestores, para que tenham um direcionamento na programação de ações e investimentos que levarão a um bom desenvolvimento do município”, pontua Estevam.