Uma manhã repleta de surpresas, emoção e reconhecimento. Assim foi a celebração pelo dia da Mulher na Prefeitura Municipal de Sorriso. A jovem sorrisense Julia Paz, que participa do The Voice Kids, surpreendeu aos presentes ao descer as escadas do Paço Municipal interpretando a música Casinha Branca, que garantiu sua entrada na competição.

O ato também mostrou o reconhecimento às mulheres pioneiras da Administração Municipal de Sorriso, com entrega de flores à funcionária Vanice Fronza e à Iracema Manfroi, a primeira primeira-dama do município. Vanice, que hoje é diretora do departamento de Tributação do município, iniciou sua carreira em 30 de junho de 1988. Na sequência, em 1990, foi aprovada em concurso público e desde então segue atuando no serviço público. Dona Iracema, esposa do primeiro prefeito eleito no município, Alcino Manfroi, ajudou a conduzir Sorriso no mandato tampão  de 1.º de janeiro de 1987 a 31 de dezembro de 1988. “Aqui não tinha nada, nem uma caneta, nem uma cadeira, mas trabalhamos com muita dedicação e hoje nos dá muito orgulho ver como Sorriso está”, lembra a pioneira.

O prefeito Ari Lafin destacou, mais uma vez, enalteceu a função da mulher na sociedade e destacou a importância da celebração da data para sensibilizar a sociedade. “Momentos assim, que trabalham nossas emoções, são necessários para que voltemos nossos olhos para causas importantes e uma delas é a violência contra a mulher, por isso, aproveito o momento para reforçar a união entre os poderes para auxiliar as mulheres nesta situação”, destacou o gestor.

A primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, agradeceu o empenho de todos os servidores da pasta na organização das atividades alusivas ao dia da Mulher e também destacou o papel da mulher na sociedade atual, que concilia os desafios do trabalho com a condução da família.

Participaram ainda do dispositivo de honra da solenidade o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, sua esposa, Edilamar Nava Bicego; a presidente da OAB em Sorriso, Cláudia Pereira Negrão, a presidente da ABO, Sandra Felipetto; e a vereadora Marisa Neto, representando a Câmara Municipal.

As mulheres que participaram do evento foram recepcionadas com flores pela comissão organizadora do evento, secretários municipais e vereadores. Além desta homenagem de hoje, a semana conta ainda com outras programações.

A partir das 14 horas, o Centro de Eventos Ari José Riedi recebe as atividades a partir  das 14 horas, com a palestra “Empoderamento da Mulher”, ministrada pela psicóloga Verônica Berzuini. No local, também serão ofertadas as oficinas temáticas.

A Caravana da Mulher segue hoje (8) para o Distrito de Boa Esperança do Norte. A partir das 16 horas, a Associação dos Idosos do Distrito recebe as oficinas temáticas e às 19 horas a Câmara dá início a uma sessão solene no local.

Amanhã (9), a partir das 8 horas, autoridades visitam as unidades de saúde para homenagear servidoras e também pacientes. No período das 17h às 21 horas, haverá atendimento voltado especialmente à saúde da mulher, nos PSFs São Domingos, Nova Aliança, Fraternidade, Bom Jesus, Jardim Primavera, Central, Jardim Amazônia e Rota do Sol.

As mulheres do bairro Santa Maria também podem participar das oficinas temáticas da Caravana da Mulher, que terá como ponto de parada a área pública do residencial, entre as ruas Santa Agatha e Santa Sofia.

Além das ações de reconhecimento e homenagem à mulher, durante todo o mês de março, serão arrecadados produtos de higiene da mulher para serem revertidos às instituições que prestam atendimento específico, como o Centro de Referência da Mulher, por exemplo. Quem tiver interesse em fazer doações pode levar produtos como xampu, sabonete, creme dental e desodorante à Câmara Municipal de Vereadores e à Secretaria Municipal de Assistência Social.