Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Recebeu alguém se identificando como Agente de Combate à Endemias (ACE) e estranhou o uniforme? Não se preocupe, não há nada de errado. É que o uniforme dos ACEs mudou e agora a equipe está usando uma camiseta azul com a logomarca da Prefeitura de Sorriso e uma mochila laranja. Pode abrir com segurança e deixar que a equipe realize o trabalho de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para a verificação de focos endêmico e de possíveis criadouros de animais peçonhentos.
Conforme a coordenadora de Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, hoje são 30 ACEs em campo. “Além dessa inspeção cuidadosa, nossa equipe realiza ainda orientações quanto à prevenção de focos endêmicos; nossos agentes tem também a função da aplicação de larvicidas e inseticidas em pontos em que há casos confirmados de dengue, por exemplo”, frisa.
Picadinha dos pets
Fora as vistorias de rotina, a equipe também atua em denúncias e em campanhas realizadas pelo Município. Desde o início do mês de agosto, por exemplo, são os ACEs que estão percorrendo a área rural de Sorriso aplicando a vacina antirrábica animal. Vale lembrar que após percorrer a área rural, serão realizados dois dias D’s na área urbana: no dia 10 de setembro o dia D será na Região Leste e no dia 17 de setembro, o Dia D será na área central.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).