Cerca de 50 diretores dos Programas
de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Estado de Mato Grosso,
estarão reunidos amanhã (04) e sexta-feira (05) em Sorriso para a 29ª Reunião
Técnica de PROCON do Estado de Mato Grosso. O encontro será no Auditório
Farroupilha, no bairro Rota do Sol e terá início às 8 horas com o
credenciamento dos participantes. A abertura oficial do evento será às 8h45.
De acordo com o cronograma, às 10
horas será realizada a palestra “O Atendimento do PROCON”, em que serão
abordados os tipos de atendimentos e suas principais características, como cartão
padrão, dados necessários, formas de envio, resposta e encerramento. Ainda pela
manhã, será trabalhada a Carta de Informação Preliminar (CIP) eletrônica, como
ela funciona: quais os documentos necessários, o termo de compromisso do
fornecedor, documentos necessários para aceite, monitoramento da ferramenta,
vantagens e desvantagens.
À tarde, a partir das 14 horas, serão
trabalhadas as principais regras do processo administrativo no PROCON, como abertura,
notificações, certidões, entre outros. Além
disso, a decisão administrativa, como o relatório e a fundamentação legal
também serão discutidos. Para finalizar o primeiro dia, serão discutidas as
sanções administrativas.
Já na sexta-feira (05), a partir
das 9 horas, o debate será sobre a abusividade do contrato do cartão de crédito
e quais os fundamentos para o cancelamento ou para aplicação de multa administrativa
pelo PROCON. Ainda pela manhã, a partir das 10 horas, serão discutidas quais as
regras previstas em lei para garantir a gratuidade do Transporte Terrestre
Rodoviário Intermunicipal e como se dá a fiscalização pelo PROCON.
A terceira palestra da manhã
abordará a prestação do serviço de água e esgoto – regulamentos municipais, principais
reclamações sobre o serviço junto ao PROCON e parâmetros para solução. À tarde,
a temática será o posicionamento de Mato Grosso sobre novas práticas
identificadas no mercado de consumo como a exigência de CPF para qualquer
atendimento na “boca do caixa” de instituições financeiras; preços diferentes
para lojas da mesma rede de produtos; ingresso solidário nos eventos sem meia-entrada
e cobrança diferenciada de assentos em aeronaves.
Às 15 horas o debate será sobre os
procedimentos que envolvem a energia elétrica e as diferenças e conquistas para
o consumidor. Já às 16 horas o assunto em pauta será a qualidade da telefonia e
às 17 horas será montada uma agenda normativa de defesa do consumidor,
encaminhando as ações para o encerramento do encontro.
O Procon de Sorriso/MT está sediado no prédio do Ganha
Tempo, localizado na Rua Mato Grosso, 2.458 - centro, Sorriso/MT, e atende aos
consumidores das 7 horas às 13 horas ou ainda pelos telefones 151 ou 66-3607-8014.