A partir das 20 horas de quinta-feira (6), o som da sanfona vai tomar conta de Sorriso. É que na sede do Centro de Tradições Nordestinas de Sorriso (CTNS), no Setor 1 do bairro Industrial, tem início a 12.ª Festrilha. Segundo o organizador da festa, Claudiano Silva,  75% da estrutura já está pronta para receber as cerca de 25 mil pessoas que devem celebrar a tradição nordestina nas quatro noites de festa, programada para se encerrar no domingo (9).

As cartelas que garantem a entrada em todos os dias de festa e ainda ao sorteio de prêmios, que incluem uma moto e um carro 0 km, podem ser adquiridas por R$ 40, o mesmo valor cobrado no ano passado. No entanto, o primeiro dia de festa terá entrada franca e no domingo, será cobrado como ingresso um quilo de alimento não-perecível. “Nas últimas quatro edições da festa conseguimos destinar 25 toneladas de alimentos a instituições sociais do município”, explica Claudiano.

A Festrilha, que conta com apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio do Departamento de Cultura, também movimenta a economia local. Só para se ter uma ideia, cerca de 250 pessoas estão envolvidas na organização da festa, principalmente na instalação da infra-estrutura e nas barracas, onde a população de Sorriso e da região poderá conferir delícias como sarapatel, mocotó, tapioca, pé de moleque, paçoca e demais quitutes da culinária brasileira, em especial, a do Nordeste.

Além da culinária, quem conferir a festa também terá um encontro marcado com a música e a dança do Nordeste. A quadrilha Luminar, do CTN, fará a abertura de todas as noites de festa. Também são esperados lindos espetáculos da Quadrilha Arrasta Tudo, também de Sorriso, e de grupos de Santa Carmem, Peixoto de Azevedo e do distrito de Água Limpa.

Na sexta-feira (7), haverá show com o cantor Thiago Jonathan, ex-integrante do grupo Forró Boys. No sábado (8), quando será feito o sorteio do carro 0 km, a animação ficará por conta da banda Malla 100 Alça. Na oportunidade, também serão celebrados os 12 anos da festa. Já no domingo, o cantor Luiz Fernando, prata da casa no sertanejo universitário, aproveitará a alegria da Festrilha para gravar seu primeiro DVD.

“Sem dúvida é uma oportunidade de diversão e de contato com todas as referências da cultura nordestina, em que podemos conferir um pouquinho da tradição das festas juninas em nosso município e também ver a fusão das culturas que compõem Sorriso, como a sulista, a nordestina e também a do Norte do Brasil, entre outras”, destaca a coordenadora do departamento de Cultura, Luana Castro.

Para o prefeito Ari Lafin, a Festrilha já está consolidada no calendário de eventos do município, o que representa a importância da tradição do Norte e do Nordeste do Brasil na formação de Sorriso. “Essa tradição da festa junina, passada de pai para filho, que vem sobrevivendo e se renovando em todo o Brasil mostra o quanto o nosso município é rico culturalmente”, lembrou o prefeito, aproveitando a oportunidade para convidar a população para conferir o evento. “Certamente é a chance de quem veio do Nordeste matar um pouco da saudade da terra natal e também a oportunidade de quem veio dos outros pontos do Brasil conhecer um pouco dessa rica cultura”.