Prefeitura Municipal de Sorriso

Educação em saúde

Tabagismo é tema de capacitação com médico Cirurgião Oncológico

Publicado em 27 de maio de 2021 às 13:07
Cerca de 60 profissionais da rede municipal de saúde são aguardados para discutir a temática “Tabagismo e Câncer”

“O tabagismo é a principal fator de risco para o surgimento de vários tipos de de câncer, se conseguíssemos acabar com o tabagismo, o número de casos de câncer cairia cerca de 40% em todo o mundo”. A informação é do médico Cirurgião Oncológico, Mário Bernardes. O profissional alerta que além do tabagismo, a bebida alcóolica também responde por um grande percentual dos casos. “A ingestão de bebida alcóolica também é muito perigosa e é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer.  A sociedade tolera mais o consumo de bebida alcóolica do que o tabaco; mas é preciso ter clareza quanto a isso e cuidado”, acrescenta.

Mário destaca ainda que o uso de narguilé e cigarro eletrônico, muito comuns entre os adolescentes e jovens, também aumentam o risco de desenvolvimento de câncer na boca, laringe, pulmão, além de reflexos negativos sobre a função pulmonar e a saúde bucal. “Cabe um alerta aos jovens e adolescentes”, pontua.

Essas e outras informações serão repassadas pelo Cirurgião Oncológico em uma formação voltada para odontólogos e enfermeiros programada para hoje (28) sob o tema “Tabagismo e Câncer”. Cerca de 60 profissionais são aguardados para o treinamento que será realizado das 14 às 17 horas no Auditório Farroupilha no Centro de Eventos Ari José Riedi. O auditório tem capacidade para 350 pessoas, com o público reduzido serão respeitadas as normas de distanciamento social.

A formação integra um calendário de capacitações em andamento na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A meta é propiciar educação de qualidade em oncologia para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, profissionais de vigilância sanitária, funcionários dos setores de epidemiologia e de regulação e para enfermeiros da rede municipal de saúde.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as capacitações vem sendo realizadas há cerca de 4 anos, sendo que nesse ano um programa ainda mais robusto foi desenvolvido.

“Temas como câncer infanto-juvenil, tumores de pele, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pulmão estão sendo trabalhados para que, havendo suspeita, o paciente possa ser acolhido e receber o tratamento adequado”, explica Marchioro. “O doutor Mário também está destacando um pouco de como é o tratamento em casos em que já há o diagnóstico. Toda a nossa equipe está empenhada em propiciar mais qualidade de vida aos pacientes e seus familiares”, ressalta.

As capacitações fazem parte do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com atuação permanente e que busca discutir os mais diversos assuntos e temas relativos à saúde.

Claudia Lazarotto
Fotos: Internet