Assim que estiver pronto, o espaço contará com recepção, sala de espera, triagem, imunologia bioquímica e hematologia, repouso de curva glicémica, esterilização, quatro boxes de coleta (adulto e infantil), coleta ginecológica, classificação de amostras e laboratório de microbiologia. O prefeito Ari Lafin pontua que o laboratório será completo, com equipamentos modernos que irão permitir ao Município a realização de vários exames clínicos. “Esse é um investimento essencial no cuidado com a saúde da nossa população”, frisa.

O secretário de Saúde e Saneamento (Semsas), Luis Fábio Marchioro, destaca que o laboratório é um grande avanço. “Hoje o Município paga cerca de R$ 6 milhões ao ano em serviços terceirizados de exames laboratoriais; com laboratório próprio esse valor deve ficar em torno de R$ 2,5 milhões/ano; uma economia bem alta, recursos que poderão ser aplicados em outras demandas”, diz.

Além do laboratório, adianta o gestor, também serão disponibilizados seis pontos de coleta de material – quatro em pontos estratégicos da área urbana e dois nos distritos de Boa Esperança e Primavera. “A intenção é levar o serviço de saúde cada vez mais próximo da população; com a instalação dos pontos o paciente poderá optar por realizar a coleta no local mais próximo de sua casa”, relata Luis Fábio.

Quando concluído, o laboratório irá atender 24 horas de segunda a segunda para dar suporte aos pacientes em atendimento na UPA Sara Akemi Ichicava.  “Estamos com várias frentes de investimento em saúde, inclusive com obras de ampliação na própria UPA; hoje podemos dizer com orgulho que o Município de Sorriso está ofertando e ampliando um grande complexo de saúde pública municipal voltado ao atendimento da população”, ressalta.

De acordo com a equipe técnica da Semsas, o laboratório poderá realizar exames de dosagens hormonais, testes sorológicos, testes bioquímicos, exames hematológicos, testes de DNA, teste do pezinho e questões de metabolismo, análises de anatomia patológica, toxicologia, biologia molecular, genética e citogenética.

O projeto de ampliação e reforma foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Cidade (Semcid) e prevê área de urinálise e parasitologia, descontaminação, salas de repouso pós-procedimentos, ala administrativa, setor de emissão para laudos, depósito de materiais, área de descarte tanto para lixo hospitalar quanto comum e hospitalar, banheiros e área de limpeza geral.

O responsável pela Semcid, Ednilson Oliveira, completa que a empresa Um Construtora Drywall e Steel Frame, que venceu a concorrência pública para a obra, terá nove meses para a execução dos serviços. Com a ordem de serviço assinada hoje, 18 de agosto, o trabalho no canteiro de obras deve iniciar na próxima segunda-feira, 21 de agosto.