“Os desafios no manejo para produzir com qualidade”. Esse é o tema do 3º Dia de Campo da Fruticultura Irrigada que será realizado na próxima sexta-feira (10), no Assentamento Jonas Pinheiro, na Unidade Demonstrativa da Fruticultura, Lote 175. Cerca de 200 produtores de Sorriso e da região são esperados para as palestras nas estações de trabalho e para visitar a vitrine de referência tecnológica da fruticultura de Sorriso.

Na abertura do evento, programada para as 8 horas, estará presente o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral; além do prefeito Ari Lafin e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn. Logo após a abertura, será realizada a mesa redonda para discutir implantação, manejo e comercialização da fruticultura irrigada.

Na sequência, às 10 horas, na Estação 01 será realizada uma dinâmica e também uma palestra com o tema “Fruticultura com máquinas e implementos”. Na Estação 02, às 10h30, o tema será “Mudas de qualidade e piscicultura” com técnicos da Empaer/MT e às 11h15 na Estação 03, técnicos do Instituto Federal de Mato Grosso irão tratar sobre “Irrigação de pomares perenes”.

O responsável pela Sama, Márcio Kuhn, destaca que o programa “Frutifica Sorriso” foi pensado e alinhado justamente para fortalecer a agricultura familiar no município. Kuhn pontua que o Frutifica foi planejado para ser mais uma fonte de renda para o setor. “A fruticultura é uma opção de renda com culturas perenes, que não necessitam de plantios novos todos os anos”, ressalta. “Além disso, o Dia de Campo voltado para a fruticultura também é uma forma de fortalecer e discutirmos as inovações do setor e capacitar os produtores”, acrescenta.

O Dia de Campo no Assentamento Jonas Pinheiro é promovido pela Sama e conta com a participação direta dos técnicos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso; técnicos da Empaer; Cooperiso e Associação dos Produtores de Fruticultura. O evento conta também com a participação de produtores locais, regionais e equipes técnicas de várias secretarias de agricultura da região. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Sama pelo (66) 3545-4729 ou pelo (66) 99608-4506 com Serginaldo.