Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Melhorar o quadro clínico funcional do idoso, mediante ações preventivas. É com esse objetivo que as secretarias de Saúde e Saneamento (Semsas) e Assistência Social (Semas) realizam o projeto Idoso Ativo e Feliz. E o 3.º encontro realizado no último sábado, 02 de setembro, no Centro de Convivência da Terceira Idade, reuniu 200 idosos.
A programação que iniciou em maio, quando foi realizado o primeiro encontro, busca discutir saúde do idoso em comunidade. Desde então, em cada encontro é ofertada a caminhada orientada; aferição de pressão e glicemia; massagem facial e corporal e orientações sobre postura. No sábado, em uma parceria com o Lions Clube, também foram realizados testes de visão.
De acordo com a coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, ´intensificar a participação; esse último inclusive, superou as expectativas da organização. “Teremos programações todos os meses; a meta é debater saúde do idoso com a comunidade, familiares e, claro, principalmente com os idosos”, diz.
A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas); equipes da Assistência Social, e conta com o apoio dos estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).