Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Melhorar o quadro clínico funcional do idoso, mediante ações preventivas. É com esse objetivo que as secretarias de Saúde e Saneamento (Semsas) e Assistência Social (Semas) realizam o projeto Idoso Ativo e Feliz. E o 3.º encontro realizado no último sábado, 02 de setembro, no Centro de Convivência da Terceira Idade, reuniu 200 idosos.
A programação que iniciou em maio, quando foi realizado o primeiro encontro, busca discutir saúde do idoso em comunidade. Desde então, em cada encontro é ofertada a caminhada orientada; aferição de pressão e glicemia; massagem facial e corporal e orientações sobre postura. No sábado, em uma parceria com o Lions Clube, também foram realizados testes de visão.
De acordo com a coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, ´intensificar a participação; esse último inclusive, superou as expectativas da organização. “Teremos programações todos os meses; a meta é debater saúde do idoso com a comunidade, familiares e, claro, principalmente com os idosos”, diz.
A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas); equipes da Assistência Social, e conta com o apoio dos estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).