Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
"Eu que fiz", "Olha só o que a gente aprendeu"... essas frases permearam a noite de17 de setembro, durante a Mostra Pedagógica da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola.
Com o tema “Vivenciando as práticas no encantamento do aprender”, a Mostra Pedagógica da Leonel serviu como vitrine para que as famílias pudessem acompanhar a evolução das crianças ao longo do ano letivo.
A unidade escolar atende alunos do Pré I ao 5.º ano do Ensino Fundamental e atividades desta natureza permitem apresentar o trabalho desenvolvido nas 30 turmas da escola, sendo 15 no período da manhã e 15 no período da tarde. A exposição também promovea a interdisciplinaridade, a socialização e a troca de saberes entre estudantes, professores e comunidade, fortalecendo a autonomia, a responsabilidade e a autoconfiança dos participantes.