Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Sorriso se tornou o ponto de encontro de quem vive, todos os dias, a missão de cuidar da saúde das comunidades. O Município sediou o 2º Encontro Regional de Integração e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da macrorregião norte de Mato Grosso. As discussões abordaram legislações, estratégias para ampliar as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e iniciativas inovadoras no controle de endemias.
Realizado no Auditório Magessi, no Centro de Eventos José Ari Riedi, o evento teve como tema “Unidos pela valorização e integração da saúde pública. Prevenção e Controle das Endemias: o papel essencial dos agentes na saúde pública”, reunindo mais de 800 participantes, de 38 municípios. A iniciativa contou com palestras, debates, painéis de boas práticas e momentos de conversa sobre os desafios e conquistas da categoria.