Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O Auditório da Farroupilha foi palco de um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva. Profissionais e representantes das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Judiciário, Legislativo e Executivo se reuniram para o Fórum da Rede de Atenção à Saúde, com foco no aperfeiçoamento do fluxo de atendimento e na qualificação do cuidado integral voltado à infância e juventude.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o evento teve como objetivo fortalecer a articulação intersetorial entre os serviços que compõem a rede de proteção à infância e adolescência para juntos, pensarem em soluções e estratégias para o aprimoramento e o acolhimento desse público que requer uma atenção mais especializada.