Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso reforça o compromisso com a qualidade do atendimento pré-hospitalar por meio de um modelo constante de educação permanente, desenvolvido internamente durante os plantões. Atualmente, o serviço conta com quatro equipes fixas: leões, Castor, Fênix e Águia, que participam ativamente da construção e condução das capacitações.
Cada equipe é responsável, em sistema rotativo, por conduzir um tema baseado nos manuais do SAMU (Suporte Básico e Avançado), no livro PHTLS e em materiais científicos atualizados, promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais. As atividades são dinâmicas, práticas e abrangem diferentes áreas da atuação em urgência e emergência, fortalecendo não só o conhecimento técnico, mas também os laços de confiança e cooperação entre os trabalhadores da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso.