Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O segundo plantão especial do Junho da Vacinação contra a Gripe, realizado no sábado (21), nos PSFs Centro Norte, Fraternidade, Nova Aliança e Jardim Amazônia, resultou em apenas 68 doses aplicadas. Apesar dos esforços, os números demonstram uma redução preocupante de 71% na procura, comparado ao primeiro sábado da ação, em que foram aplicadas 235 doses.
A campanha contra a gripe (influenza) segue acontecendo em todas as unidades de saúde do Município para os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, idosos, pessoas com comorbidades, professores, entre outros grupos.