Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Com o objetivo de aprimorar o entendimento sobre o fluxo de acolhimento, acompanhamento e encaminhamentos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), foi realizada, uma apresentação do fluxograma de trabalho da unidade para os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS).
A capacitação detalhou, cada etapa do atendimento especializado desde a triagem inicial até o acompanhamento com a equipe multiprofissional e abordou aspectos fundamentais como testagem rápida, protocolos de atendimento e o funcionamento das profilaxias PEP (pós-exposição) e PrEP (pré-exposição).