Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Estudantes da E. M. Leonel de Moura Brizola receberam a enfermeira Elenice Tosta Dias, para uma palestra educativa com foco no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade contemplou os alunos dos turnos matutino e vespertino, buscando, de forma didática e acolhedora, orientá-las sobre como identificar situações de risco.
A ação foi conduzida pela enfermeira Elenice, que utilizou elementos lúdicos para facilitar a compreensão do tema, respeitando a faixa etária do público. Para isso, contou com a presença especial do personagem MaxToy, da Patrulha Canina, que ajudou a tornar o momento mais leve e próximo das crianças.