Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), foi parceria da Campanha IARI+AÇÃO – "Prevenção é um dever de todos nós", realizada pelo Instituto de Audição e Reabilitação Intelectual (IARI). A proposta foi facilitar o acesso da comunidade a serviços básicos de promoção à saúde e cidadania, de forma gratuita.
Além de testagens rápidas para HIV e glicemia, a iniciativa contou com imunização e atualização da carteira vacinal; aferição de pressão arterial, palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, e Maio Amarelo, com foco na segurança no trânsito e outras drogas, desenvolvida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.