O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
No dia 12 de setembro, no quartel da 10.ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) Alves Daroit, foi feita a premiação dos vencedores do primeiro concurso de redação “Queimada e prevenção para incêndios florestais”, promovido por meio da parceria entre a CIBM; a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec); a Assessoria Pedagógica do Estado de Mato Grosso; a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); o Sindicato Rural de Sorriso e o Conselho Estadual de Segurança Pública. Confira os vencedores, e também a premiação, da categoria I, em que alunos do 6.º e do 7.º ano produziram redações narrativas: 1.º lugar: Valéria Almeida Silva, do 6.º ano B da Escola Municipal Primavera, orientada pelos professores Roselaine dos Santos Gama e Paulo César de Oliveira. O título do texto é “Combate aos incêndios”; 2.º lugar: Carine Tofoli Canossa, do 6.º ano A do Colégio Vinicius de Moraes, orientada pela professora Leidiane Dias, produziu a redação intitulada “Queimadas”; 3.º lugar: Edimilson da Silva Morais, do 7.º Ano H da Escola Municipal São Domingos, orientado pela professora Elizângela Aparecida da Silva Nascimento, fez o texto “Heróis do Fogo”; Já na categoria II, em que os alunos do 8.º e do 9.º ano redigiram dissertações sobre o mesmo texto, a classificação ficou da seguinte forma: 1.º lugar: Júlia Piva, do 9.º ano B do Colégio Regina Coeli, orientada pela professora Solange Aparecida. Júlia produziu o texto “Tá pegando fogo”; 2.º lugar: Brendha Schrader de Siqueira, do 8.º ano E da Escola Estadual 13 de Maio, orientado pela professora Fabiana Fátima Hunhas Spier, fez o texto “Prejuízos causados por queimadas”; 3.º lugar: Maria Iloisa Hermam, do 9.º ano C da Escola Estadual 13 de Maio, orientada pela professora Claudia Sandri Sencchi, produziu o texto “Nosso Mundo”.