Conscientizando sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho, o abril verde é um mês em que os setores de rh e as CIPAS de diversas empresas se empenham em promover eventos internos para garantir que os trabalhadores cumpram as diretrizes de segurança e entendam a importância da saúde e segurança no trabalho.
A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é um evento realizado pelas empresas durante o abril verde que conscientiza os trabalhadores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Em abril também é feita a campanha de abril azul, voltada à conscientização do autismo, promovendo debates sobre a condição e sobre formas de inclusão de pessoas autistas na sociedade.
Sextou. Com S de “superação”. Superar o medo de encerrar um ciclo, de dar início a uma nova etapa da vida. O Parque Ecológico Claudino Francio foi o cenário para o encerramento da primeira turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Administração (Semad).
A atividade contou com um bate-papo com as servidoras aposentadas Jeneci Ana Rissi e Edianinha Salete Gheller Turra, alongamento com a educadora física Telma Lemos e confraternização. O PPA tem como objetivo permitir aos “aposentandos em potencial” vivenciar com clareza este período avaliando os seguintes aspectos: significado do trabalho e da aposentadoria; aposentadoria e ciclos de vida; saúde financeira; saúde física e qualidade de vida; saúde mental e qualidade de vida; saúde nutricional; aspectos legais da aposentadoria; projetos para uma nova etapa; e o encerramento, quando aposentados compartilham suas experiências.
Esta primeira turma do PPA, composta por 16 servidores, vem refletindo sobre o tema desde segunda-feira (25 de julho). O grupo está esmiuçando o “como será a nova fase?” com assistente social, psicólogas, contador, educador físico, nutricionista pedagoga e teóloga.
Uma das responsáveis pela iniciativa, a psicóloga Verônica Berzuini, explica que todos os meses, durante uma semana, o curso será ministrado a turmas diferentes de “aposentáveis”, sempre com o foco de conhecer o perfil dos servidores em processo de aposentadoria e refletir sobre os ciclos de vida. Participam das turmas do PPA servidores que podem se aposentar tanto neste ano como nos próximos cinco anos. De acordo com dados do Departamento de Recursos Humanos, 85 servidores estão neste grupo.
Saiba mais: