Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

CIEVS

Quem somos?                                                                     

Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) compõem uma Rede de unidades de inteligência epidemiológica para detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata, de potenciais emergências em saúde pública.

Criado em 7 de julho de 2005, por meio da Portaria SVS nº30, a estratégia tem como principal objetivo fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergência sem saúde pública, para adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

No ano de 2021, a Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Rede CIEVS) iniciou processo de ampliação e fortalecimento passando de 129 para 163 CIEVS em todo Brasil, distribuídos nas 27 unidades federadas, 26 capitais, 47 municípios, 34 Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), 13 municípios de fronteiras, e 16 regionais.

O Cievs/Sorriso tem por objetivo identificar potenciais ameaças relacionadas a emergências em saúde pública, monitorando eventos e articulando iniciativas para que sejam adotadas as medidas de controle diminuindo os riscos para a população, trabalhando em conjunto com as esferas Nacional e Estadual.

O que compete ao CIEVS?   

  • Apurar informações relacionadas as emergências em saúde, de modo contínuo e sistemático, que possibilite a identificação imediata de potenciais ameaças, por meio de notificação telefônica, eletrônica, de rotina e busca de informações e rumores nos principais meios de comunicação, entre outros.
  • Elaborar comunicados, alertas e informes sobre possíveis riscos a saúde pública.
  • Coletar, consolidar, analisar e disseminar informações referentes a eventos relacionados à saúde.
  • Verificar a veracidade e relevância das notificações recebidas bem como, dos rumores, pelos diversos meios de monitoramento, junto às unidades de saúde do município.
  • Realizar a articulação entre diferentes órgãos e instituições envolvidos na preparação à resposta às emergências em saúde pública, gerando informação para a tomada de decisão.

Contatos CIEVS Sorriso                                                                     

Tel: (66) 99974-4845

email: cievssorrisomt@gmail.com

SEMSAS

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi