Se o Nova Prata vai receber o serviço todos os sábados, a Prefeitura, por meio do Eco Sorriso, vai percorrer, ao longo da semana, os seguintes bairros da Zona Leste:

Segunda-feira:

São Mateus e Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará);

Terça-feira:

Novos Campos e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a MT-242);

Quarta-feira:

Estrela do Sul, Jardim Ocidental, Boa Esperança 1 e 2; e Fraternidade;

Quinta-feira:

Vila Bela e São Domingos;

Sexta-feira:

Novo Horizonte 1, 2 e 3; e Nova Aliança.

O coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, informa que, com o acréscimo destes bairros, a cobertura do serviço chega a 42 bairros de Sorriso, o que resulta num porcentual de 70% da cidade com coleta seletiva porta-a-porta toda semana.  “Com a expansão, vamos chegar ao atendimento de quase 30 mil imóveis”, acrescenta.

Por que a coleta seletiva é importante?

Por meio da seletiva, Sorriso deixa de destinar no aterro sanitário, todos os meses, uma média de 130 toneladas de materiais que podem ter uma nova chance na indústria. “Além de não ir para o aterro sanitário, até porque é um material que não é lixo, o trabalho conjunto entre o munícipe que adere ao processo de coleta seletiva e a Prefeitura, que recolhe e destina este material corretamente, garante renda para as famílias que integram a cooperativa de catadores”, explica o prefeito Ari Lafin, complementando que a continuidade do processo de desenvolvimento de Sorriso precisa estar alicerçada à sustentabilidade.

“Precisamos continuar ofertando este cenário para o desenvolvimento de Sorriso, e, ao mesmo tempo, desenvolver práticas que garantam uma cidade próspera, saudável e igualmente agradável para as próximas gerações”, continuou o prefeito.

Como participar?

Pois é, vale a pena destinar um pouquinho do seu tempo e também contribuir com a iniciativa, né?

A regra é bem simples, explica o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins: o saco de ráfia, que já começou a ser distribuído nos bairros, deve ser colocado na frente de casa até as 7h nos dias de coleta. Além da distribuição das embalagens que “vão e voltam”, a equipe de Educação Ambiental também está passando para ensinar o processo aos moradores.

Dentro do saco de ráfia devem ser disponibilizados todos os itens que podem e devem ser reciclados:  embalagens de plástico, aerossol, papel, metal, isopor e também as tetra pak (caixinhas de leite, suco ou achocolatado). Vale o lembrete que os materiais devem estar sem qualquer resíduo de alimento. “Enxaguar garrafas pet, latinhas e caixas tetra pak costuma ser suficiente”, comenta Diogo, reforçando que as embalagens de margarina ou maionese, por exemplo, requerem um pouquinho mais de atenção.  Ah, o vidro não pode ir para a coleta seletiva, e muito menos para o lixo doméstico. Ele deve ser levado até os ecopontos.

E quem ainda não conta com a seletiva porta-a-porta?

Para os sorrisenses que ainda não dispõe da coleta de recicláveis na porta de casa, também é possível contribuir para um mundo menos descartável. Basta levar os recicláveis (sempre limpos) em um dos ecopontos que recebem este tipo de material na cidade: Vila Romana (Rua São Pedro), Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Boa Esperança), Praça da Integração (Novos Campos) assim como diretamente no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

Quando o Eco Sorriso nasceu?

O Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município, conta atualmente com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.

As unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”, o que também amplia as ações de mobilização social.

O Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.

Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), e também compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).

Confira o cronograma de coleta de recicláveis (já com os novos bairros):

Segunda-feira: Rota do Sol; Jardim Primavera; Jardim Bela Vista; Vitória Régia; Parque Universitário; São Mateus; Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará);

Terça-feira: Santa Clara I e II; Monte Líbano I e II; Benjamin Raiser; Jardim Amazônia; Jardim Itália; Novos Campos e Industrial 2 (da Rua Lions Club até a MT-242);

Quarta-feira: São Francisco; Alphaville; Santa Bárbara; Village I e II; Vila Romana; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Jardim Califórnia; Estrela do Sul, Jardim Ocidental, Boa Esperança 1 e 2; e Fraternidade;

Quinta-feira: Centro Norte;Jardim das Acácias; Vila Bela e São Domingos;

Sexta-feira: Bom Jesus, Centro Sul; Jardim Alvorada; Novo Horizonte 1, 2 e 3; e Nova Aliança;

Sábado: Mário Raiter, Juscelino Kubitschek; Jardim das Américas; Santa Mônica e DIC Nova Prata.

Mais informações?  Só entrar em contato pelo 66 99603 7730 (Whats App).