A Administração Municipal reuniu, na manhã de ontem (25), membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso (Condess), empresários e representantes de instituições, para explicar o Projeto de Lei, encaminhado à Câmara de Vereadores no último dia 13, que autoriza o Poder Executivo a contratar e garantir financiamento na linha de crédito junto à Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 45 milhões.

“Passamos por um processo de industrialização neste último ano que tem atraído novas empresas e gerados inúmeros empregos. Junto a isso, estão vindo mais famílias que precisam de escolas, unidades de saúde, espaço esportivo e de lazer. Precisamos nos planejar para que esse crescimento acelerado não gere um caos no futuro”, frisou o prefeito Ari Lafin.

De acordo com o projeto de lei, os recursos serão aplicados na execução de obras de infraestrutura e saneamento, sendo R$ 10 milhões em drenagem e pavimentação asfáltica; R$ 1 milhão em ciclovias; R$ 3,5 milhões em construção de lagos e urbanizações; R$ 22 milhões em construção de ginásio esportivo e novas escolas e R$ 8,5 milhões em obras para a saúde.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, explicou que valor solicitado para a pasta será utilizado na construção de duas Unidades de Saúde da Família, uma nova sede para o Centro de Reabilitação Renascer e uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA na região Leste. Já a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, ressaltou que será possível atender dois mil alunos com a construção de duas novas escolas, caso o financiamento tenha aprovação dos edis.

Reivindicação antiga dos empresários, o valor pleiteado para asfalto deverá ser investido, entre outros locais, nos distritos Industriais Leonel Bedin e Nova Prata. Outra prioridade da Administração é a drenagem e asfalto nos distritos de Boa Esperança e Primavera, além da readequação no trânsito do município e a recuperação de áreas ambientais degradadas.

Segundo o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová, municípios como Sinop e Rondonópolis também estão pleiteando linhas de financiamento para garantir novos investimentos. “Outros municípios estão em busca de financiamentos na ordem de até R$ 100 milhões. O Brasil está em crise e as Administrações Públicas que estiverem financeiramente organizadas, como é o caso de Sorriso, ainda podem recorrer a este mecanismo. Temos a convicção de que a Câmara irá nos ajudar a conseguir este recurso e manter o crescimento ordenado, sem comprometer as finanças municipais”, pontuou Kocová.

O secretário ressaltou a importância e a necessidade de conseguir esse empréstimo. “A Prefeitura de Sorriso tem equalizado todas as contas antigas firmadas pelas gestões passadas, e por isso temos crédito junto às instituições de financiamento, conseguimos juros menores, como este junto a Caixa Econômica, que será de 0,94% ao mês. Enviamos para os vereadores e queremos discutir junto à comunidade, pois todos serão beneficiados. Precisamos lembrar que infelizmente, devido à crise atual, os governos Estadual e Federal não estão firmando novos convênios, e nós precisamos atender as demandas da população”, observou.

Sérgio explicou ainda que a Caixa Econômica Federal sinalizou ter disponível, para todo o país, o valor de R$ 2 bilhões. “Neste primeiro momento o que nos preocupa é garantir que o recurso venha para Sorriso. Caso haja a aprovação por parte dos vereadores, a Administração Municipal irá novamente sentar e discutir os detalhes de cada investimento, elaborar todos os projetos e levar para uma discussão maior para que sejam incluídos na LOA, PPA e LDO”.