Ao fazer esse trabalho de campo é possível localizar os focos, fazer a coleta e encaminhar para verificação em laboratório. Depois com base nos resultados e em um relatório minucioso do LIRAa, é informado quais os maiores pontos de infestação e onde é mais necessário atuar, o combate efetivo do vetor.

Durante a visita os agentes orientam os moradores sobre a necessidade de detectar e eliminar possíveis focos do mosquito nas residências, destacando que esse deve ser um hábito constante, especialmente no período de chuvas.

Com medidas simples e rotineiras de manter calhas sempre limpas, deixar garrafas viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos, limpar ou preencher pratos de vasos de plantas com areia e retirar água acumulada na área de serviço é possível prevenir a infestação de mosquitos transmissores da dengue.

“Durante as visitas, os agentes de Endemias estão fazendo o levantamento de residências e estabelecimentos comerciais com a finalidade de mapear o distrito para atualização do sistema de informação e uso dos tablets nas próximas visitas”, informa Taynna Vacaro, coordenadora da Vigilância em Saúde)