Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
A campanha Vacinação nas Escolas segue avançando e, nesta sexta-feira (08), é a vez da Escola Municipal Valter Leite Pereira receber a equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação contempla a vacinação contra a gripe e a atualização do calendário nacional.
Resultado da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, a ação está levando vacinação às escolas e Cemeis do MUnicípio com o tema "Em matéria de vacina, Sorriso é nota 10!", garantindo mais saúde e proteção no ambiente escolar.
Para que a criança seja vacinada, é necessário que os responsáveis enviem na mochila os seguintes documentos: Cartão de Vacina, CPF, Cartão do SUS e a autorização devidamente assinada.
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, frisa que as aplicações irão ocorrer nos períodos da manhã e da tarde, e contará com presença de personagens infantis para tornar o momento ainda mais leve para os pequenos.
“Essa é uma oportunidade de ouro para atualizar a caderneta de vacinação das crianças. Muitas vezes, por falta de tempo, os pais acabam adiando a ida até uma unidade de saúde. Quando levamos a vacinação para dentro da escola, estamos protegendo as crianças e facilitando a vida das famílias,” destacou.
A vacinação nas escolas faz parte do plano estratégico do município para ampliar as coberturas vacinais. Vale lembrar que a mobilização não se limita à campanha contra a gripe, mas também a atualização de todo o calendário nacional
As Secretarias envolvidas reforçam a importância da colaboração dos pais e responsáveis, que devem ficar atentos às datas informadas pela escola e garantir o envio dos documentos necessários para que a vacinação aconteça de forma segura e eficiente.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).