Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O último sábado (20) foi de mobilização pela saúde animal na região Central de Sorriso. O Dia D de vacinação antirrábica aconteceu em 11 pontos estratégicos, garantindo o acesso de cães e gatos com mais de três meses à dose anual contra a raiva. A campanha deste ano tem como meta imunizar 23 animais, sendo 18 mil cães e 5 mil gatos, buscando alcançar 100% de cobertura para cães e 80% para gatos nas áreas urbanas, rurais e periurbanas.
Somente no Dia D da região Central foram vacinados:
Com a soma dos resultados da região Leste e da zona rural, o Município já alcança 15.059 animais vacinados, até o momento.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, destacou a relevância da mobilização. “A raiva é uma doença grave, sem cura e com alto índice de mortalidade. Cada dose aplicada é um passo importante para proteger nossos animais e também a comunidade. Ficamos muito satisfeitos com a adesão da população, mas reforçamos que a campanha continua, e todos os tutores devem garantir a imunização dos seus pets.”
Continuidade da campanha
Para os tutores que não conseguiram participar das ações do Dia D, a partir desta segunda-feira (22), a sede da Vigilância Ambiental, localizada na Av. Curitiba, 3405 – bairro Bom Jesus, passa a funcionar como ponto fixo de vacinação contra a raiva até o dia 30 de setembro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, sem intervalo para almoço.
Além disso, os tutores podem solicitar a visita do vacinador. Nesse caso, ele deve ir até a sede, buscar o vacinador e levá-lo de volta a unidade. A medida foi pensada para atender, principalmente, famílias que moram em regiões mais afastadas ou que enfrentam dificuldades de locomoção.
A recomendação é que todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade devem receber a dose anual contra a raiva. Assim, a proteção se estende não apenas aos animais, mas também a toda a comunidade.
Para mais informações sobre a vacinação, basta entrar em contato pelo WhatsApp (66) 9 9600-1462.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).