De acordo com o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, o aumento na demanda passou a ser observado ainda em março, com picos no mês de abril. Entre os registros, a maioria dos pacientes que procuram a Unidade apresentam sintomas respiratórios; casos de diarreia e, tem ido à Unidade para solicitar atestado médico – esta última situação é recorrente às segundas-feiras, segundo o relatório da equipe clínica. “Infelizmente, toda segunda e ontem era segunda, a situação da procura pela UPA para solicitar atestado se repete, a equipe clínica entende que atestado não é situação de urgência/emergência que é ponto central do atendimento de uma UPA”, frisa o secretário.

Segundo o secretário, atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas. E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de onde reside para agilizar o seu próprio atendimento.

Em todas as unidades

A alta procura não é registrada somente na UPA. As Upinhas do Santa Clara e do Novos Campos vem enfrentando a mesma situação: desde março houve aumento pela procura, com maior alta em abril. Em janeiro, por exemplo, a Upinha da Zona Leste registrou 1.923 atendimentos; em fevereiro 2.710; março 3.087 e a parcial de abril chega a 926. Já no Santa Clara foram 589 em janeiro; 746 em fevereiro; 878 em março e 337 nesse começo de abril. O registro também se dá nos PSFs: em todos aumentou a procura e a queixa por sintomas respiratórios.

“Diante do quadro, aproveitamos para lembrar que temos a vacina da gripe em todas as Salas de Vacina dos PSFs e também na Sala Descentralizada de Vacinas que fica aberta das 7 da manhã às 7 da noite, indicamos que os grupos prioritários procurem as unidades”, pontua. Confira aqui os grupos prioritários.

O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de UBSs. Unidades como a Jandira Pereira Soares Gomes, do Rota do Sol; do Mário Raiter; Fraternidade e a Anézia Biazin, do Pinheiros 3, contam com dois médicos atendendo em cada turno. O quadro está completo em todos os PSFs da área central e também dos distritos. E para quem necessita de medicação, há hoje seis Farmácias Cidadãs, basta apresentar o receituário do SUS.

Manter qualidade de atendimento diante da grande procura é um desafio diário. “Por isso pedimos auxílio da população em buscar apoio nos PSFs em casos menos graves”, reforça Luis Fábio. “Hoje, por exemplo, além de todo o atendimento de rotina, a nossa UPA está com oito pacientes internados aguardando vagas para hospitais que, de acordo com a regulação do Estado também estão com leitos lotados”, explica. E enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA.

Há sim o pedido para buscar atendimento nos PSFs e um alerta: se for situações de emergência/urgência, o recomendado é correr para a UPA. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, diz.

Sistema de Triagem de Manchester

Os atendimentos na UPA seguem o Sistema de Triagem Manchester (STM), utilizado na Emergência, que tem por objetivo organizar a demanda de pacientes que procuram atendimento de emergência, identificando as prioridades clínicas antes da avaliação médica. Ao chegar no serviço de Emergência o usuário é atendido por um profissional da enfermagem que faz uma avaliação das queixas relatadas, sinais e sintomas clínicos apresentados.

Como é feita a classificação de risco:

Após essa triagem, o paciente é classificado em uma escala de prioridades definida por cores:

Vermelho (emergência), o paciente necessita de atendimento imediato.

Laranja (muito urgente), o paciente necessita de atendimento praticamente imediato, em cerca de 10 minutos.

Amarelo (urgente), o paciente necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar por até 50 minutos, como é o caso de quadros de desidratação.

Verde (pouco urgente), o paciente pode aguardar atendimento por até 2 horas ou ser encaminhado para unidades de saúde.

Azul (não urgente), o paciente pode aguardar atendimento por até 4 horas ou ser encaminhado para outros serviços de saúde.

Relembre o fluxo de atendimento:

✅ Casos graves procure a UPA;

✅ Casos leves procure um PSFs;

O PSF Central estará aberto à noite das 18 horas a meia-noite;

✅ O PSF Juceli Pereira, a Upinha do Santa Clara, atende de segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite;

✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, permanecerá aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados também;

✅ Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;

✅ A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;

✅Grupos prioritários já podem receber a vacina da gripe, basta procurar as Salas de Vacina;

✅ A Sala Descentralizada de vacinas fica aberta das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira;

✅ Qualquer dúvida ligue 150.